Novo sistema é otimizado para touchscreen, mas poderá ser usado com mouse e teclado.
Interface baseada em Metro UI, a mesma utilizada no Windows Phone e em softwares como Zune HD;
Menu Iniciar passa a ser um mosaico com visualização adaptável dos aplicativos;
Cada parte do mosaico refere-se a um aplicativo e mostra informações atualizadas constantemente;
Uma dessas miniaturas “acusa” a loja de aplicativos da Microsoft;
Alternância simplificada entre aplicativos em execução;
Possibilidade de redimensionar e reorganizar um aplicativo no canto da tela para multitarefas;
Aplicativos baseados em HTML5 e JavaScript interconectados com o sistema;
Navegação pelo Internet Explorer 10 totalmente otimizada para toque;
Compatibilidade com aplicativos já existentes;
Novas tecnologias para facilitar a vida dos desenvolvedores;
Compatibilidade com SoC (sistemas em um chip);
Novas demonstrações em setembro, no evento BUILD da Microsoft com cobertura do Tecmundo.
O evento
A conferência da Microsoft começou com Mike Angiulo. Ele comentou como o Windows se adaptou a novas tendências citando o 7, lançado na época da explosão dos notebooks ultraportáteis. Hoje, segundo Angiulo, as tendências envolvem experiências imersivas, telas de toque e navegação pela internet. E então foi feito o login no novo Windows.
A tela inicial é um mosaico que substitui o Menu Iniciar clássico. Cada aplicativo, contato, jogo, enfim, qualquer necessidade do usuário tem um tile — como se fosse um ícone, porém no formato retangular, maior e com mais detalhes referentes ao aplicativo.
Por exemplo, o ladrilho do aplicativo de clima já exibe a temperatura no momento sem a necessidade de abri-lo. Uma dessas miniaturas "acusa" a loja de aplicativos da Microsoft, que já era especulada há algum tempo.
Como já era esperado, a nova interface é otimizada para toque, mas também funcionará bem com mouse e teclado, de acordo com o vídeo de demonstração. Ela é baseada na Metro UI, linguagem de design da Microsoft já utilizada no Windows Phone 7 e em softwares como Zune HD. A influência do Windows para smartphones é muito notável.
O usuário só precisa deslizar o dedo do canto para o centro da tela para alternar entre os aplicativos em execução. Quando o usuário desliza o dedo e segura o ladrilho por alguns segundos, a tela se divide e então ele pode ter dois aplicativos simultâneos. É o recurso Snap adaptado aos controladores por gestos.
Já se o usuário arrastar do canto direito para o centro, abre-se um menu de controladores, como uma Barra de tarefas. Para quem está com um tablet, esses controles estão sempre ao toque dos polegares.
Com a nova maneira de exibição de conteúdo, a migração entre aplicativos está muito facilitada. Vê-se no vídeo que poucos toques bastam para pegar arquivos de um aplicativo e usá-los em outro.
Apesar da reformulação completa da interface, o Windows 8 leva em consideração a compatibilidade com programas já existentes. Os recursos comuns de versões anteriores continuam acessíveis, como a Área de trabalho e o Windows Explorer idêntico ao do Windows 7.
Internet na ponta dos dedos
Juntamente com o Windows 8, será apresentado ao mundo o Internet Explorer 10, também totalmente otimizado para o toque. Um destaque do navegador é o teclado virtual “ergonômico”. Ele pode ser repartido com as teclas concentradas nos lados da tela, para que o usuário não precise direcionar as mãos principalmente no centro.
Desenvolvimento
Serão dois tipos de aplicativos para o Windows 8: um padrão comum de Windows extensamente compatível, e outro padrão que usará tecnologias como HTML5, JavaScript e HTML, além de um vasto conjunto de bibliotecas e controladores com foco em interação fluida e conectividade. Tais aplicativos serão otimizados para toque em tela cheia e, segundo afirma a Microsoft, se integrarão com facilidade aos novos recursos da interface.
Como afirmou Angiulo durante a apresentação, “no primeiro dia, quando o Windows 8 for lançado, centenas de milhões de desenvolvedores já saberão como desenvolver para o sistema”.
Protótipos ARM com Windows 8
Durante a apresentação de Angiulo, o Windows 8 foi mostrado em funcionamento em diferentes equipamentos: um protótipo Dell XPS, um HP dv6 com o processador AMD Llano (que será lançado em breve); um tablet sem resolução 16:9 e outros dispositivos.
O Windows 8 também estará em tablets e smartbooks baseados em ARM. Durante a Computex 2011, que acontece em Taiwan, Foxconn, Wistron e Qanta exibiram protótipos de tablets e smartbooks com Windows 8 e chips da Qualcomm, TI e NVIDIA (incluindo o Kal-El).Fique ligado
Agora que o Windows 8 está oficialmente apresentado, a expectativa dos usuários cresce ainda mais. Muito mais será revelado em setembro, durante o BUILD, evento que mostra as novas possibilidades para desenvolvedores. E certamente o Tecmundo trará a cobertura completa para você!
Fonte: Baixaki
0 comentários:
Postar um comentário
O nosso Blog agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.
Comente a postagem acima.