Foliões lotaram as ruas estreitas do Sítio Histórico no primeiro 'esquenta' do Carnaval de 2014.
|
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem |
Já é tradição. Não importa se a folia de momo cai em fevereiro ou março, passado o réveillon é Carnaval nas ladeiras de Olinda. Tudo bem que as prévias acontecem na cidade histórica desde setembro do ano passado - primeiro quinzenalmente, depois toda semana -, mas é no primeiro domingo de cada ano que os foliões se sentem verdadeiramente com os pés fincados no Carnaval.
Por volta das 20h deste domingo (5) a movimentação ainda era grande no Sítio Histórico e os visitantes, vindos de todas as partes da Região Metropolitana, não davam sinais de que sairiam tão cedo de lá. E a folia começou ainda pela manhã nas estreitas ruas olindenses, quando os primeiros blocos, troças e maracatus animaram quem saiu cedo de casa em pleno domingo para curtir o comecinho do Carnaval.
Mas os foliões começaram mesmo a chegar aos montes a partir da tarde. O vendedor Sérgio Rodrigues marcou com os amigos nos Quatro Cantos. Saiu cedo de Abreu e Lima, mas os colegas acabaram se atrasando. Em vez de se aborrecer, Sérgio, mesmo sozinho, aproveitou para curtir a festa. “Eu venho para Olinda todos os anos, aqui é a cidade do Carnaval, é muito gostoso vir para cá nesta época. Cheguei antes dos meus amigos e enquanto esperava por eles dancei muito frevo com os blocos que passavam. Quando eles chegaram eu já estava totalmente no clima”, brincou.
O entusiasmo de Sérgio também podia ser notado na estudante Maria Madalena da Silva Ferreira. Ela mora no Sítio Histórico desde criança e não sai de lá nesta época de jeito nenhum. “Meu Carnaval é muito lindo, não tem como perder. Quando o mês de dezembro começa o clima por aqui muda completamente. Assim que o ano vira a festa começa com tudo”, disse.
Apesar da alegria de aproveitar a folia na porta de casa, Madalena lamenta que algumas pessoas aproveitem o momento para cometer delitos. “Como estou na festa todos os anos, infelizmente, já vi cenas vergonhosas para a imagem da cidade. Arrastões, brigas e pessoas usando drogas são comuns por aqui. Esse tipo de comportamento acaba tirando um pouco do brilho do carnaval olindense, acaba afastando os turistas da cidade”, comentou.
Nesta noite era possível notar a presença de policiais militares em vários pontos do Sítio Histórico. Agentes de trânsito estavam no local ordenando o tráfego e orientando condutores. A oferta de táxis na Praça do Carmo também era razoável.
Fonte: NE10
Compartilhe !
0 comentários:
Postar um comentário
O nosso Blog agradece a sua participação, mas não se responsabiliza por qualquer comentário dos participantes. Todos os comentários serão moderados antes de aparecerem nas postagens. Use o bom senso.
Comente a postagem acima.